História da Colônia Tozan

Relembrar a história da Colônia Tozan, com certeza, é também relembrar a história da Fazenda Monte d’Este e do Beisebol em Campinas.

O Ano de 1798 é o marco inicial de nossa história. No dia 20 de novembro desse ano, a Fazenda Tozan foi concedida por sesmaria, ainda com o nome de Fazenda Ponte Alta, para o cultivo de cana-de-açúcar. A área, na época, era de 6.400 hectares.

Em 8 de novembro de 1927, 129 anos depois, HisayaIwasaki, comprou as mesmas terras da viúva de Álvaro Xavier de Camargo Andrade, neto do fundador da fazenda, Floriano de Camargo Penteado. Então, o localpassou a ser conhecido como fazenda Monte d’Este.

Mais 29 anos se passaram para que a Colônia Tozan, começasse a se formar e construir sua verdadeira história. Em 1956, houve o desmembramento de uma parte da Fazenda, que foi dividida em glebas. O responsável pela venda das terras era o senhor Osamu Yoshii. Nesse momento, as famílias de origem japonesa, tiveram a oportunidade de conquistar seu espaço e mesmo assim permanecer próximo a amigos e familiares.

Dois anos depois, foi construído na Colônia uma escola primária que posteriormente era utilizada também como sede da Associação dos Moradores. A partir desse ano, 1958, registramos também o primeiro presidente da Associação Cultural Assistencial Nipo-Brasileira da Colônia Tozan. O senhor Toranosuke Ikeda, que permaneceu no cargo durante cinco anos.

Em 1959, a Colônia conseguiu formar seu primeiro time de beisebol e realizar alguns amistosos com times dos bairros Amarais, Pedra Branca e Campinas. No ano seguinte, na própria Colônia Tozan ocorreu o primeiro campeonato de beisebol e atletismo. Nas duas modalidades, as equipes feminina e masculina saíram vitoriosas.

Em 1964, deu-se início na construção do prédio que serviria de sede para a Associação Cultural Assistencial Nipo-Brasileira da Colônia Tozan. Passados 13 anos, em 1977, a Associação comemorou 20 anos de existência. No ano seguinte, duas ações marcaram a história da Colônia Tozan. Foi dado início na construção de um novo campo de beisebol e a Colônia recebeu da Fazenda Monte D’Este a escritura do terreno.

Para a finalização do campo de futebol, que foi inaugurado no dia 09 de agosto de 1980, foi realizada uma rifa com sorteio de uma Brasília. Na ocasião, o ganhador foi o senhor Fukamoto, da cidade de Indaiatuba.

Em 1982, outro evento marcou a história da Colônia Tozan. Durante três meses, 10 estagiários da região de Fukuoka, no Japão, vieram conhecer e aprender sobre a agricultura que era praticada pelos orientais em terras brasileiras.

Em 1987, a Colônia Tozan completou 30 anos e para comemorar a data, uma cerimônia, com todas as famílias representativas da Colônia foi realizada.

Em 1992, 33 anos depois do primeiro time de beisebol da Colônia Tozan, a equipe campineira sagrou-se vice-campeã do 45º Campeonato Juvenil de Beisebol, perdendo para a equipe de Londrina, por 3 a1.

Nos anos de 1995 e 1996, o destaque nos esporte esteve direcionado para o Gateball. O senhor Sadatsugu Yamaguchi inaugurou em sua propriedade um campo para a prática do esporte. Atualmente, o local ainda é frequentado por apreciadores da atividade que unem jovens e idosos. Nessa mesma época, um campeonato na Colônia Tozan reuniu cerca de 1.250 participantes em dois dias de competição.

Em 1998, outras benfeitorias foram realizadas nas dependências da Colônia. A cobertura da arquibancada do campo de beisebol e a demolição e reconstrução do prédio da antiga escola, que havia sofrido um ataque de cupins.
Nesse ano, comemorou-se também os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, e para celebrar a data, a Colônia Tozan realizou a Festa do Chopp, que atraiu inúmeros amigos de toda a região.

No ano seguinte, outras obras ajudaram a preservar o local. Houve o levantamento da cerca com arame farpado em toda a volta da área em que está o prédio da sede da associação. Foi realizada a instalação da caixa d’água e a renovação do transformador e dos para-raios.

No ano de 2005, mais de 3 mil pessoas se reuniram na Festa Caipira da Colônia Tozan. Com esse grande sucesso de público, outras atividades culturais foram realizadas pela Colônia. Entre elas a participação no Festival do Japão, promovido pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, a Festa do Boi no Rolete, o Campeonato de gateball, a Festa do Chopp e o tradicional undôukai, realizado em todos os anos desde o ano de 1958.

No ano seguinte, foi realizado também a construção de um novo barracão. O custo de R$ 15 mil foi financiado pelos interessados.
Em 2008, a Colônia Tozan completou 50 anos. E para celebrar a data foi realizada uma festa e uma revista comemorativa, de onde foi retiradas as informações para este texto.

Em 2011, foi constituída uma nova Diretoria, presidida pelo Sr Hideya Fukasawa até o fim do ano de 2014. Período este em que foram revitalizadas vários espaços da instituição, tais como: Convênio com a Prefeitura municipal de Campinas para a inserção social através do esporte (FIEC-Fundo de investimento ao Esporte Campinas), realização anualmente das festas tradicionais juninas (Festa Caipira), Festa do Chopp, Torneios internos (Haruo Higashi), sediando torneios de Softbol de âmbito Nacional (Campeonato Brasileiro da Categoria Mirim e Sub13), destacando se a nossa equipe na chave Ouro, torneios amistosos com outras agremiações, almoço beneficente da feijoada e o tradicional yakissoba, ajuda às vítimas do Tsunami ocorrido no Japão(Evento do Tempurá Udon e Gyudon), melhoria na infra-estrutura como a reforma e ampliação dos vestiários femininos e masculino, reforma da cozinha, construção do galpão metálico de 42mts x 16mts, aquisição da cobertura tipo estufa de 18mts x 8mts, construção da sala de anotações, reforma em todas as instalações elétrica de QDFL, tomadas, interruptores e iluminação, Execução de nova entrada de veículos e ônibus devidamente pavimentada, pavimentação com blocos intertravados em frente à varanda, preparação de um novo campo com medidas oficial para jogos até a categoria Sub15 do Softbol, revitalização e aquisição de novos equipamentos no parquinho das crianças, aquisição de equipamentos para ginástica de terceira idade, aquisição de um escritório containner, revitalização do espaço Tbol para uma melhor recepção dos novos pais e atletas, participação nos eventos anuais do Nipo de Campinas, Nipo Sumaré e Nipo Vinhedo com a venda do tradicional Yakitori e Yakiniku da ACA Tozan.

Veja nosso vídeo comemorativo dos 50 anos da Colônia Tozan, e conheça um pouco sobre a nossa história:

 

 

 

Faça o download de nossa revista comemorativa dos 50 anos da Colônia Tozan:

Revista em Português

Revista em Japonês